Notícias
Finanças e Planejamento Estratégico
Imbé conquista 7° lugar no Ranking Nacional de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal
19/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Reginaldo Leal

O município de Imbé é destaque no cenário nacional ao figurar entre os municípios com melhor desempenho no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O município alcançou 170.249 pontos, o que representa 99,56% da pontuação possível, garantindo nota A – a mais alta da avaliação. Com esse resultado, Imbé ocupa a 7ª posição no ranking nacional, é o 4º município mais bem colocado do Rio Grande do Sul e o melhor do Litoral Norte.
O ranking compara o desempenho de todos os municípios brasileiros na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais e na qualidade das informações enviadas ao Tesouro Nacional por meio do Siconfi. O objetivo é garantir maior transparência e confiabilidade dos dados contábeis e fiscais, permitindo análises por cidadãos, pesquisadores e órgãos de controle.
A avaliação considera o cumprimento de regras previstas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e no Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF), além de prazos de entrega, consistência entre demonstrativos e a estrutura das matrizes de saldos contábeis. São analisadas quatro dimensões principais: Gestão da Informação, Informações Contábeis, Informações Fiscais e Integração entre Dados Contábeis e Fiscais.
De acordo com o prefeito Ique Vedovato, a nota A no Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF) coloca Imbé entre os municípios que têm mais de 95% de conformidade nas informações avaliadas, um reconhecimento à organização das contas públicas e ao compromisso com a transparência da gestão.
“Este resultado demonstra que o nosso governo está no caminho certo, garantindo que as contas do município sejam apresentadas com clareza, responsabilidade e dentro das exigências legais. É um reconhecimento ao trabalho da nossa equipe técnica, especialmente da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento Estratégico (SEFIPE), que vem se empenhando para assegurar uma gestão fiscal eficiente e confiável”, destacou Ique.
TEXTO: Talis Ramon
Editoriais
Finanças e Planejamento Estratégico
Compartilhe:
de
0