Notícias
Mulher e Direitos Humanos
Combate à violência contra as mulheres: banco vermelho é instalado em Imbé
13/02/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: José Luiz Filho
A Prefeitura de Imbé, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SEMDHI), instalou nesta sexta-feira (13) o banco vermelho, junto ao prédio do Centro Administrativo, no Centro.
O banco vermelho é uma ação de conscientização para vítimas de violência doméstica e feminicídio, que iniciou em 2016 e que se tornou a Lei Federal 14.942/2024. A ideia surgiu a partir da necessidade de transformar a dor da perda das mulheres vítimas de feminicídio em mobilização social. A cor vermelha foi escolhida para causar impacto e simboliza o sangue derramado por essas vítimas.
Oficialmente, o Instituto Banco Vermelho foi fundado em 2023, mas a campanha ganhou mais força a partir de 2024. Ela tem como objetivo conscientizar, prevenir e romper o silêncio das pessoas a cerca da violência contra mulher.
Além do banco instalado em frente ao Centro Administrativo, Imbé conta com mais três bancos, dispostos em frente ao Prédio Anexo I da Prefeitura.
A titular da SEMDHI, Daiana Godoy, destaca que a colocação do banco nesta sexta, atua como uma ação de conscientização pré-carnaval, em razão da probabilidade do aumento de casos de violência doméstica durante o período do feriado.
“Junto ao banco, foram adicionados os números de denúncias realizadas e, assim, informar a população da importância da denúncia, pois isso pode salvar uma vida”, acrescenta Daiana.
O banco vermelho foi confeccionado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SMLU) e pintado pela equipe do Departamento de Trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSP-T).
TEXTO: Thaynara da Rosa
Editoriais
Mulher e Direitos Humanos
Compartilhe:
de
2

