Meio Ambiente, Proteção Animal e Agricultura
Descarte irregular gera repúdio e multa ambiental
24/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Divulgação
O Departamento de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção Animal e Agricultura (SEMAPPA) manifestou repúdio diante de um grave caso de descarte irregular de lixo e resíduos volumosos registrado na manhã desta quarta-feira, (24) no Centro.
A Fiscalização Ambiental foi acionada após denúncia e, ao chegar ao local, encontrou uma grande quantidade de materiais abandonados em plena calçada, área de uso público. Entre os resíduos estavam colchões, cadeiras, sofás, mesa, poltrona, sapatos, fotografias, tecidos, uma porta antiga, plásticos e diversos outros tipos de lixo.
Segundo o secretário Gilcimar Amando, a situação chamou a atenção pelo volume e pela diversidade dos objetos, evidenciando um desrespeito às normas ambientais. Ele destaca ainda que o ato é mais grave considerando que a Prefeitura de Imbé realiza de forma constante, serviços de limpeza, manutenção e zeladoria das ruas e calçadas do município.
Gilcimar ressalta que o caso acarretará em multa ambiental em desfavor do proprietário do imóvel.
“Trata-se de uma conduta absurda, que prejudica o meio ambiente, a paisagem urbana e a qualidade de vida da população”, destacou o secretário
Ele reforça que o município conta com três estações de transbordo devidamente licenciadas, destinadas ao descarte correto de resíduos volumosos, o que torna injustificável o abandono desse tipo de material em vias públicas. Além dos impactos ambientais, o descarte irregular pode obstruir a passagem de pedestres, atrair animais e representar riscos à saúde pública.
As centrais de transbordo do município estão localizadas na Rua Herval, dentro do pátio da Secretaria de Obras e Viação, junto a Prefeitura de Imbé no Centro, na Central de Triagem, localizada na rua Machado de Assis, Balneário Nova Nordeste, ao lado da EMEF Norberto Martinho Cardoso, e a estação Transbordo Zona Norte, que fica na rua José Antônio Daudt, Balneário Santa Terezinha, dentro do pátio da Subprefeitura de Santa Terezinha.
Denúncias de infrações ambientais podem ser feitas na Ouvidoria Municipal, pelo site da prefeitura, pelo e-mail ouvidoria@imbe.rs.gov.br ou pelos telefones (51) 99290-4278, 99290-1941, 99289-0413 ou 99289-7735 (solicitando a transferência para o ramal da Ouvidoria).
TEXTO: Márcio Sardá
Editoriais
Meio Ambiente, Proteção Animal e Agricultura
Compartilhe:
de
1

