Notícias
Secretaria de Administração
Imbé avança na informatização de processos e projeta 100% de serviços eletrônicos até 2026
29/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Ivan de Andrade
A Prefeitura de Imbé segue avançando na modernização dos serviços públicos com a ampliação do sistema eletrônico de processos administrativos. O projeto, iniciado em 2023 na Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento Estratégico (SEFIPE), alcançou em 2025 mais de 70% dos tipos de processos já informatizados.
A implantação tem transformado a rotina da Prefeitura e facilitado o acesso da população. A expectativa é que, em 2026, todos os serviços municipais sejam oferecidos de forma eletrônica, consolidando Imbé como referência em transformação digital na região.
“Começamos com os projetos urbanísticos, em 2023. No ano seguinte, ampliamos para as solicitações de Recursos Humanos e, em 2025, passamos a incluir processos voltados diretamente ao cidadão. Hoje já podemos dizer que a Prefeitura de Imbé está vivendo uma verdadeira revolução digital, com mais agilidade e transparência”, destaca Renan Konrath, chefe do Setor de Informática.
Os números confirmam a evolução. Em julho de 2023, haviam sido registrados apenas 54 processos eletrônicos, contra 2.050 físicos. Já em julho de 2024, os eletrônicos saltaram para 569, enquanto os físicos caíram para 1.114. Em julho de 2025, a transformação ficou ainda mais evidente: 1.016 processos eletrônicos contra 692 físicos.
Uma das mudanças mais significativas ocorreu nos Processos Seletivos Simplificados (PSS). Em 2024, 561 inscrições foram realizadas em papel. Já em 2025, com a inscrição feita de forma totalmente eletrônica, foram registradas 2.844 inscrições – um aumento expressivo atribuído à facilidade do sistema digital.
O prefeito Ique Vedovato reforça que a iniciativa faz parte de um compromisso da Administração com a modernização da máquina pública. A mudança, além de facilitar o acesso e dar mais celeridade, também representa uma economia significativa de papel, gerando impacto positivo tanto para os cofres públicos quanto para o meio ambiente.
“Estamos investindo em tecnologia para tornar os serviços mais rápidos, econômicos e acessíveis. Isso representa ganho para o cidadão, que tem menos burocracia, e para a gestão, que passa a trabalhar com mais eficiência e transparência. Além disso, reduzimos o uso de papel, o que significa menos custos e mais sustentabilidade para o município”, afirma Ique.
TEXTO: Talis Ramon
Editoriais
Secretaria de Administração
Compartilhe:
de
0

