Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cultura

Dia Farroupilha reuniu mais de 200 pessoas no Castelinho da Cultura

18/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Thaynara da Rosa



Aconteceu na quarta-feira (17) o Dia Farroupilha no Castelinho, evento promovido pela Prefeitura de Imbé, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT). A programação marcou a Semana Farroupilha e movimentou a Casa da Cultura Castelinho com palestras, apresentações artísticas, atividades tradicionalistas e uma exposição cultural que celebrou a identidade do povo gaúcho.

Segundo a organização, cerca de 200 pessoas prestigiaram a programação ao longo do dia. Parte do público foi formada por estudantes da EMEF Tiradentes, que estiveram presentes nos dois turnos de atividades. 

Pela manhã, cerca de 50 alunos dos 2º e 3º anos participaram da palestra ministrada por Cláudia Ferreira, 1ª Prenda da 23ª Região Tradicionalista. Ela abordou o tema dos festejos farroupilhas de 2025: “Ondas Curtas para uma História Longa: O Centenário de Darcy Fagundes e os 70 Anos do Grande Rodeio Coringa”.

Na sequência, o público conferiu apresentações do coral, dos instrumentistas e do grupo de Jazz da Escola Municipal de Música Guaracyra Ramos Kramer. O secretário municipal de Turismo, Adriano Pacheco, que também é laçador e tradicionalista, conduziu uma oficina de vaca parada, proporcionando uma experiência prática e lúdica, ligada ao tradicionalismo.

À tarde, o evento recebeu alunos das turmas de 1º a 4º ano da EMEF Tiradentes. A programação iniciou com uma palestra da professora de História, Juliana Vinskoski, que abordou a Revolução Farroupilha e seu legado. Logo após, a Banda Municipal da Escola de Música tocou clássicos da música nativista. O encerramento ficou por conta das apresentações dos grupos mirim e juvenil do CTG Querência do Imbé, com performances de danças tradicionalistas.

Além das apresentações e oficinas, o público teve acesso a uma exposição especial sobre a evolução da indumentária gaúcha. A mostra apresentou peças que vão desde o tradicional chiripá e vestido das estancieiras até os modelos modernos, como a bombacha e o vestido atual, reforçando como o vestuário conta a história e traduz a identidade do povo sul-rio-grandense. A exposição segue até o dia 19 de setembro.

Segundo a diretora de Cultura, Pâmela Vasconcelos, a programação do Dia Farroupilha no Castelinho superou as expectativas da organização, reforçando o interesse da comunidade em vivenciar, preservar e valorizar a cultura gaúcha. 

“A ação mostrou a importância da integração entre as escolas, a Secretaria de Cultura e entidades tradicionalistas como o CTG Querência do Imbé, garantindo uma experiência educativa, cultural e afetiva aos participantes. Conseguimos realizar uma programação diversificada, que uniu palestras, música, oficinas, danças e exposições, que consolidou o Castelinho da Cultura como um espaço de referência para a preservação e promoção das tradições do Rio Grande do Sul”, enfatiza Pâmela.



 

Veja as fotos do evento em www.flickr.com/gp/199240693@N06/0KvjM3DS0v

TEXTO: Márcio Sardá

 

Editoriais

Cultura

Compartilhe:

de

11

Leia notícias relacionadas