Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cultura

Castelinho da Cultura promove Dia Farroupilha nesta quarta-feira

16/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Ivan de Andrade



A Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) realizará no Castelinho, nesta quarta-feira (17), o Dia Farroupilha. O evento conta com uma programação que exaltará a tradição, a identidade e o orgulho do povo gaúcho em uma celebração especial durante a Semana Farroupilha em Imbé. 

As atividades, que são abertas ao público, iniciam às 9h com a palestra “Tema dos Festejos Farroupilha 2025 – Ondas Curtas para uma História Longa: o Centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”, sob comando de Claudia Ferreira, 1ª Prenda da 23ª Região Tradicionalista.

Às 10h, integrantes do Coral e do Grupo de Jazz da Escola Municipal de Música Guaracyra Ramos Kramer fazem uma apresentação especial. Uma oficina de laço em vaca parada, a partir das 10h30, finaliza a programação da manhã.

À tarde, a partir das 14h, a professora Juliana Vinskoski conduz a palestra “A Revolução Farroupilha e seu legado”. Logo depois, às 15h, tem apresentação da Banda Municipal e do Grupo de Dança do CTG Querência do Imbé.

Encerrando o Dia Farroupilha, a partir das 16h, haverá a tradicional mateada, momento de integração entre moradores e visitantes. A erva-mate e a água quente serão oferecidas no local, basta trazer a cuia e a térmica.

A proposta do evento, segundo o secretário Lino Moura, é relembrar a história do Rio Grande do Sul, valorizar os costumes regionais e fortalecer os laços culturais entre os participantes. 

"A programação integra as comemorações da Semana Farroupilha em Imbé, que têm como objetivo manter viva a chama da tradição e do legado deixado pelos antepassados. Será um momento especial para vivermos juntos nossas raízes, com muita música, tradição e o orgulho de ser gaúcho", destaca Lino.

O Castelinho, sede da Secretaria Municipal de Cultura, fica localizado na esquina das avenidas Garibaldi e Nilza Costa Godoy, no Centro de Imbé.

TEXTO: Talis Ramon

 

Editoriais

Cultura

Compartilhe:

de

2

Leia notícias relacionadas