Saúde
Prefeitura prepara licitação para construção do CAPS
30/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Ministério da Saúde

A Prefeitura de Imbé se prepara para lançar, em até 120 dias, a licitação que permitirá a construção do primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. O investimento, de quase R$ 2,6 milhões, já foi transferido pelo Ministério da Saúde e integra o Programa Agora Tem Especialistas, por meio do Novo PAC Seleções 2025.
Para viabilizar a obra, a administração municipal está concluindo a desapropriação de um terreno localizado na Avenida Paraguassú, ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Albatroz, que será a área destinada à construção do prédio. O valor investido é de R$ 850 mil, oriundo de recursos do município. O novo espaço ampliará a rede de saúde mental do município, oferecendo atendimento especializado, multiprofissional e humanizado à população.
De acordo com a secretária de Saúde, Magda Dörr, a implantação do CAPS responde a uma demanda histórica de Imbé, que já conta com equipe de atenção psicossocial composta, mas ainda não possui estrutura física adequada para o atendimento. Ela comenta que a intenção de apresentar a proposta surgiu no sentido de garantir maiores recursos para aprimorar o cuidado em saúde mental e compor a rede de atenção psicossocial, tornando-a mais eficiente e resolutiva.
“Estamos avançando para concretizar um espaço fundamental na atenção à saúde mental. Com o recurso já assegurado, nosso próximo passo é finalizar a compra do terreno e abrir a licitação. Esse serviço será um divisor de águas para muitas famílias da nossa cidade”, destacou Magda.
O prefeito Ique Vedovato reforçou que a obra está entre as prioridades do governo. Segundo ele, a construção da proposta e a argumentação foram fundamentais para que a União compreendesse a necessidade de destinar o recurso ao município.
“O CAPS vai representar um salto de qualidade na rede de saúde de Imbé. Nossa equipe trabalha para garantir a estrutura adequada e o atendimento especializado, oferecendo às pessoas o acolhimento que elas merecem”, afirmou o chefe do Executivo.
Por ora, o CAPS em Imbé atende em endereço provisório, junto à Academia da Saúde, na Praça Emancipação (entre as ruas Herval e Sapiranga, no Centro).
O que são os CAPS?
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços de saúde de caráter comunitário, voltados a pessoas de todas as idades com sofrimento ou transtornos mentais graves e persistentes, além daquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
No caso de Imbé, será implantado um CAPS I, modalidade indicada para municípios a partir de 15 mil habitantes, que atua no acompanhamento multiprofissional, na reabilitação psicossocial e na promoção da integração comunitária.
TEXTO: Talis Ramon
Editoriais
Saúde
Compartilhe:
de
4