Notícias
Gabinete do Prefeito
Prefeito Ique participa de seminário sobre crescimento sustentável no Litoral Norte
15/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pietro Marques /AL-RS

O prefeito de Imbé e presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Ique Vedovato, participou, na manhã desta segunda-feira (15), do 9º seminário no interior do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa do RS (ALRS). O encontro, realizado no auditório Felipe Tiago Gomes, da UNICNEC, em Osório, tem como tema “Pacto RS 25: o crescimento sustentável é agora” e reúne autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil.
O evento, que segue até o fim da tarde, tem como foco o diagnóstico e a busca de soluções para o crescimento sustentável da região. Além da conferência, a programação prevê uma plenária para levantamento e debate das demandas apresentadas pela plateia.
Durante a abertura, Ique destacou a importância do Litoral Norte no cenário estadual e a necessidade de um desenvolvimento equilibrado e responsável.
“O nosso Litoral Norte, composto por 23 municípios, é uma das regiões – e talvez, no nosso entendimento, a região que mais cresce, pelo menos populacionalmente, do nosso Estado. Talvez o nosso jeito simples de vida, um local com povo hospitaleiro e acolhedor, tem feito com que as pessoas procurassem o litoral para poder atingir o objetivo principal da nossa vida, que é atingir felicidade”, afirmou.
O prefeito de Imbé ressaltou que, ao contrário de outras regiões do Rio Grande do Sul que vêm registrando queda populacional, o Litoral Norte cresce de forma contínua e acelerada.
“Quando Imbé se emancipou, lá em 1988, tinha 3 mil habitantes. Depois de muito evoluir, chegou a 15 mil e, nos últimos 10 anos, dobrou para 30 mil habitantes fixos. Uma cidade pequena em território, mas que atende, no Ano-Novo e no Carnaval, até 300 mil pessoas do Estado inteiro”, exemplificou.
Para o prefeito, a iniciativa da Assembleia Legislativa de promover o debate em Osório mostra a importância estratégica do Litoral Norte para o futuro do Estado. Ele também reforçou que o desenvolvimento precisa respeitar as características ambientais e sociais da região.
“O nosso desenvolvimento tem que ser feito de maneira sustentável, onde a gente possa preservar o nosso bem maior, que é o meio ambiente, para que possamos continuar crescendo e calculando esse crescimento. Muitos dizem que o litoral tem apresentado um crescimento desordenado, e isso não é verdade. Agradeço a oportunidade de estar aqui e elogio a preocupação que tem a Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado Pepe Vargas, por nos proporcionar este espaço de discussão sobre um tema tão importante que é o desenvolvimento sustentável”, finalizou Ique.
TEXTO: Talis Ramon
Editoriais
Gabinete do Prefeito
Compartilhe:
de
4