Notícias
Educação
Projeto transforma garrafas plásticas em pranchas e leva conscientização ambiental às escolas de Imbé
04/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Divulgação

Pela segunda vez, Imbé recebeu o Projeto Prancha Ecológica, iniciativa da ONG Eco Garopaba, que transforma garrafas plásticas recolhidas das praias em pranchas de stand up, surf e bodyboard. Em uma parceria entre a Prefeitura de Imbé e a Equipe EcoImbé, o projeto catarinense realizou palestras com alunos da rede municipal e estadual nos dias 26, 27, 28 e 29 de agosto.
Durante as atividades, realizadas pela manhã e tarde no Espaço EcoImbé, os estudantes conheceram a história do projeto, idealizado pelo casal Jairo Lumertz e Carolina Scorsin, que há 13 anos percorrem o Brasil levando conscientização ambiental de forma lúdica.
Após as palestras, quando as condições climáticas permitiram, os alunos participaram de uma coleta orientada na faixa de areia, aprendendo a identificar diferentes tipos de plástico e realizar a triagem dos resíduos mais encontrados.
“Embora nem todas as escolas e turmas pudessem ser contempladas desta vez, a ação foi mais um passo importante para fortalecer a educação ambiental no município”, destacou o coordenador da EcoImbé, Cleverton da Silva.
O Projeto Prancha Ecológica já palestrou para mais de 60 mil crianças em 17 estados brasileiros, retirou mais de 30 mil garrafas do meio ambiente e transformou a reciclagem em ferramenta para incentivo ao esporte e preservação da natureza. Além das pranchas, o casal também produz quadros artísticos feitos a partir do lixo recolhido nas praias e realiza anualmente o Festival de Surf em Garrafas Pet, em Garopaba (SC).
Em Imbé, participaram alunos das EMEFs Tiradentes e Olavo Bilac, e da EEEM Reinaldo Vaccari.
“Cada palestra é uma semente plantada. Queremos que as crianças se tornem multiplicadoras dessa causa, entendendo que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças”, destacou Jairo.
TEXTO: José Luiz Filho
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
9