Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Desenvolvimento Social

Psicóloga de Imbé participa de levantamento nacional sobre uso de álcool e drogas desenvolvido pela UNIFESP

24/04/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Ivan de Andrade


A psicóloga da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) Aline Saraiva Ramos participou da equipe que conduziu e desenvolveu o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD III), que consiste em um trabalho realizado por pesquisadores do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Aline entrou na pesquisa através de um processo seletivo público para trabalhar compondo a equipe de apoio da pesquisa. Segundo ela, o LENAD tem como objetivo compreender hábitos e atitudes da população brasileira em relação ao consumo de álcool, tabagismo, uso de medicamentos e outras substâncias psicoativas.

O levantamento também busca investigar aspectos relacionados à saúde mental, violências, jogos de apostas e outros comportamentos aditivos. Atualmente é uma das maiores pesquisas com ressonância de dados científicos sobre uso e dependência de álcool e drogas no Brasil, atingindo nessa edição 16.608 entrevistados. O LENAD está na sua terceira edição e foi realizado entre 2022 e 2024, sendo que divulgação dos resultados da pesquisa ocorrerá ao longo deste ano.

Esse é um trabalho realizado por pesquisadores do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, e Aline fez parte dessa edição, atuando na parte da equipe do Serviço de Apoio aos Participantes. A função da psicóloga nessa etapa foi o matriciamento de rede psicossocial dos estados da Região Sul do Brasil, assim como apoio psicológico aos participantes da pesquisa.

“É importante as pessoas terem acesso aos resultados dessa pesquisa, principalmente os gestores, secretarias de saúde, assistência social e demais serviços públicos porque fornece informações e ferramentas para que se possa formular e aprimorar políticas públicas de saúde. Essa é a ideia desse estudo. Ele vem para isso, para que a gente possa compreender esses comportamentos da população brasileira e, a partir desses dados coletados, pensar e criar políticas públicas para melhorar o nosso trabalho dentro da saúde visando um melhor atendimento às demandas da população, principalmente em relação à saúde mental” destaca a psicóloga.

Mais informações sobre a pesquisa pode ser encontrado no site http://lenad.uniad.org.br

 

 

 

 

 


TEXTO: Márcio Sardá

 

Editoriais

Desenvolvimento Social

Compartilhe:

de

2

Leia notícias relacionadas