Editorias
Terça-feira, 18 10:00 - Educação e Cultura

Nova escola para crianças com deficiência é entregue em Imbé

Serão atendidas diariamente 150 crianças em dois turnos

Foto: Ivan de Andrade

O prédio da nova Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Jusseni Euzébio de Oliveira foi entregue pela construtora que finalizou as obras na última sexta-feira (14). A partir de agora, a escola, localizada na Avenida Academia de Letras, em Mariluz, na Zona Norte de Imbé, voltada para crianças com alguma deficiência, seja ela intelectual, mental, física, auditiva, visual e múltipla, passa a receber o mobiliário, como cadeiras, mesas adaptáveis e outros equipamentos como computadores e demais materiais didáticos, brinquedos e recursos diferenciados para atender 150 crianças diariamente em dois turnos. O prefeito Pierre comemorou a notícia e afirmou que futuramente haverá oficinas para pessoas fora da idade escolar, adolescentes e adultos, que terão acesso à escola.

 

“Estamos recebendo móveis e equipamentos de última geração para equipar nossa nova escola. Logo será inaugurada. Num primeiro momento iremos propor para os alunos matriculados na rede. Posteriormente serão oportunizadas oficinas a adultos até determinada idade que não estão frequentando a rede de ensino”, frisou.

 

A diretora da Escola, Cintia Machado, explicou que no último verão ocorreu processo seletivo para a contratação de professores capacitados no atendimento às crianças com deficiência de acordo com a Legislação de Educação Especial regida por Lei Federal. Ela ressalta que os professores contratos são capacitados para o atendimento das crianças e que no começo do ano esteve visitando algumas escolas com atendimento educacional especial para adquirir experiência e conhecimento em São Paulo, Porto Alegre, Capão da Canoa e Osório.

 

“A escola contará com equipamentos que estimulam o processo de aprendizagem valorizando os sentidos. As crianças aprendem vendo, ouvindo e fazendo. Serão instaladas mesas diferenciadas com o objetivo de enriquecer e expandir a experiência de aprendizagem. De maneira multissensorial e colaborativa, contribui para o fortalecimento de habilidades cognitivas, psicossociais e motora. A nossa nova escola contará com oito salas de leitura, de informática, sala com psicólogo e psicopedagogo. Tudo da melhor qualidade. Estamos no processo de limpeza, instalando fechaduras e ajustando os últimos retoques para atender da melhor forma nossos alunos”, disse Machado.

 

A nova escola tem um total de 1.094,57m² de área, com salas de aula, áreas para refeitório, sala de psicologia, secretaria, sala de reuniões, além de área coberta. A avenida Academia Riograndense de Letras recebeu nova pavimentação com blocos intertravados, popularmente conhecidos como bloquete, próximo à ERS-786.


Texto: Ronaldo Berwanger

Fotos

JUN - entrega EMEF Jusseni 3 imagens na galeria

Foto:
Ivan de Andrade

Foto: Ivan de Andrade

Foto:
Prefeitura Municipal de Imbé | Para viver sempre bem.
Av. Paraguassú, 1043
Fone: (51) 3627-8200