Editorias
Quinta-feira, 17 15:05 - Saúde

“Dia D” de vacinação contra o Sarampo é neste sábado

A partir das 8h deste sábado (19), até às 17h, unidades de saúde da rede municipal de saúde de Imbé estarão de portas abertas para receber as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que ainda não foram vacinadas ou que estão em atraso com alguma dose contra o sarampo. O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação ocorre no Posto de Saúde 24 horas (Rua Araranguá, 512, Centro), na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mariluz (Av. Paraguassú, esquina com a Rua Canoas, balneário Mariluz) e no Estratégia Saúde da Família (ESF) Nova Nordeste (Rua Maria Clara Machado, 175, bairro Nova Nordeste).

 

Conforme a enfermeira coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, Caroline Pimenta, é uma oportunidade que os pais têm de verificar o cartão de vacinas dos filhos e reforçar a proteção para aqueles que se encaixam na dose zero. Ela explica que o Brasil vem apresentando uma nova epidemia de sarampo, registrando até agora cerca de 5.400 casos confirmados.

 

“Os casos confirmados estão mais concentrados no Estado de São Paulo, mas no Rio Grande do Sul também já ocorreram casos. Foram confirmados seis óbitos por sarampo no Brasil, sendo que quatro óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e dois em adultos com 31 e 42 anos. É importante salientar que se trata de uma campanha de cobertura vacinal, sendo o enfoque principal os indivíduos que não tenham registro de vacinação contra o sarampo”, concluiu Pimenta.

 

– O quê: Dia D da Campanha de Vacinação

– Quando: 19 de outubro, das 8h às 17h

 

– Local: POSTO DE SAÚDE 24 HORAS (Rua Araranguá, 512, Centro)

UBS MARILUZ (Av. Paraguassú, esquina com a Rua Canoas, balneário Mariluz)

ESF NOVA NORDESTE (Rua Maria Clara Machado, 175, bairro Nova Nordeste)

 

– Quem pode vacinar: Crianças

Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

Primeira dose:  Crianças que completarem 12 meses (1 ano).

Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

 

– Quem pode vacinar: Adultos

-- Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;

Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

 

-- Não tomou nenhuma dose, ou perdeu o cartão ou não se lembra?

De 1 a 29 anos: São necessárias duas doses;

De 30 a 49 anos: Apenas uma dose.

 

Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo?

A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

Fotos

OUT - Dia D Sarampo Uma imagem na galeria

Foto:
Prefeitura Municipal de Imbé | Para viver sempre bem.
Av. Paraguassú, 1043
Fone: (51) 3627-8200