Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde

Secretaria de Saúde implanta regulação municipal para exames de imagem

14/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Ivan de Andrade



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nessa quarta-feira (13), uma reunião na Câmara de Vereadores com médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde da Família (USF). O encontro marcou a implantação de um novo protocolo para solicitação e agendamento de exames de imagem, que passa a valer a partir de agora.

A medida cria um sistema de regulação municipal semelhante ao modelo estadual, com o objetivo de reduzir o tempo de espera para pacientes que necessitam de exames com maior urgência. Durante a reunião, também foi realizada a apresentação do médico Leandro Candiago, recentemente designado para exercer a função de responsável técnico dos serviços médicos vinculados à Prefeitura de Imbé, abrangendo todas as unidades de saúde sob gestão municipal.

“Apresentamos o doutor Leandro como nosso RT médico e implantamos os protocolos de exames de imagem. Agora teremos no município uma regulação própria, onde os agendamentos serão feitos por meio desse novo protocolo e avaliados por um médico regulador, que vai definir a prioridade de acordo com a gravidade de cada caso”, explicou a secretária de Saúde, Magda Dörr.

Segundo ela, a mudança traz mais transparência e organização ao fluxo de solicitações. “Com a implantação desse processo, não haverá mais a possibilidade do cidadão tentar acelerar, através de algum conhecido ou político, a realização de exames. Agora, a prioridade será definida de forma técnica, seguindo critérios claros, sem possibilidade de influência externa”, afirmou.

As novas regras também serão aplicadas às requisições já apresentadas. Caso haja necessidade de complementação de informações, o médico regulador entrará em contato com a unidade de origem para solicitar os dados.

Magda adiantou que a secretaria vai solicitar uma reunião com os vereadores para apresentar os protocolos e esclarecer os benefícios da medida à população. Já o prefeito Ique Vedovato destacou que a regulação municipal é mais um passo para qualificar os serviços de saúde de Imbé.

“Com esse novo sistema, vamos otimizar recursos e garantir que quem mais precisa seja atendido primeiro. É uma mudança importante no nosso sistema de saúde, fruto de planejamento e organização da equipe”, disse o chefe do Executivo.

TEXTO: Talis Ramon

 

Editoriais

Saúde

Compartilhe:

de

3

Leia notícias relacionadas