Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde

Vacinação contra HPV para jovens entre 15 e 19 anos é prorrogada

21/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Talis Ramon



A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) em Imbé foi prorrogada até dezembro para adolescentes e jovens com idades entre 15 e 19 anos. A medida segue orientação do Ministério da Saúde e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção de mais pessoas contra doenças causadas pelo vírus.

Durante esse período, a imunização está disponível gratuitamente nas salas de vacina das Unidades de Saúde da Família (USFs) Centro II, Nova Nordeste, Mariluz e Albatroz. Fora do período da campanha, a vacina é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) apenas para meninas e meninos de nove a 14 anos.

A secretária municipal de Saúde, Magda Dörr, destaca a importância da vacinação e orienta que a população aproveite o período de férias escolares para atualizar a caderneta vacinal. 

“Essa é uma excelente oportunidade para que os pais levem seus filhos até uma de nossas unidades de saúde e garantam a proteção contra o HPV. Durante as férias escolares, muitas famílias têm mais disponibilidade, então é o momento ideal para buscar a imunização”, afirma.

A vacina contra o HPV é segura, eficaz e fundamental para prevenir diversos tipos de câncer, como o do colo do útero, além de outras doenças causadas pelo vírus, que é transmitido principalmente por contato sexual. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância de manter a caderneta vacinal atualizada.

Além da ampliação temporária, a vacinação contra o HPV segue sendo oferecida de forma permanente aos seguintes públicos com recomendação oficial:

- Crianças e adolescentes de nove a 14 anos: dose única;

- Indivíduos imunocomprometidos de nove a 45 anos (pessoas vivendo com HIV e Aids, pacientes oncológicos e transplantados): três doses, independentemente da idade;

- Pessoas imunocompetentes de nove a 45 anos vítimas de violência sexual: duas doses para os de nove a 14 anos e três doses para os de 15 a 45 anos.

TEXTO: Márcio Sardá

 

Editoriais

Saúde

Compartilhe:

de

1

Leia notícias relacionadas