Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Secretaria de Turismo

Homenagens marcaram noite de abertura do XVIII Rodeio Crioulo Internacional de Imbé

12/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: José Luiz Filho

A abertura oficial do XVIII Rodeio Crioulo Internacional de Imbé, realizada na noite do sábado (10), foi marcada por emoção e reconhecimento. Durante a solenidade, ocorrida na Cancha de Laço Gustavo Santana dos Santos, no Parque Municipal de Eventos, duas figuras importantes da cultura tradicionalista local foram homenageadas: Nilton Fernandes dos Santos, o Nilton Gaudério (in memoriam), e Valdeci Luiz Dias Grassi, o Galo Zóio.

A solenidade contou com a presença de um grande número de pessoas, além de autoridades, entre elas o prefeito Ique Vedovato, o titular da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), Adriano Pacheco, o patrão Dilceu Bernardes, do CTG Querência do Imbé – parceiro da prefeitura na realização do evento –, e patrões de outras entidades tradicionalistas locais. O deputado estadual Luciano Silveira (MDB) e o deputado federal Alceu Moreira (MDB), entre outras lideranças, também estiveram presentes.


 

Nilton Gaudério: um legado eterno ao tradicionalismo

O ex-vereador Nilton Fernandes dos Santos, o Nilton Gaudério, foi lembrado como um dos grandes pilares do tradicionalismo em Imbé e no Litoral Norte. Paraquedista do Exército Brasileiro, caminhoneiro, fundador do CTG Querência do Imbé e do Piquete de Laçadores Rodolfo João Fernandes e coordenador da 23ª Região Tradicionalista, Nilton teve papel essencial na consolidação dos rodeios na cidade e no fortalecimento da tradição gaúcha na região. 

Sua trajetória foi marcada pelo trabalho incansável, pela honestidade e pela dedicação à família e ao tradicionalismo. Nilton foi responsável por reacender a chama da Cavalgada Crioula no Litoral Norte e por incentivar gerações, dentro e fora de sua casa, a viver a cultura gaúcha com orgulho. 

A taça em homenagem a Gaudério foi entregue pelas autoridades a familiares do ex-vereador, falecido há cerca de um ano em um acidente de trânsito na ERS-786.


 

Taça Galo Zóio reconhece dedicação de Valdeci Grassi

Outro momento marcante da noite foi a entrega da Taça Galo Zóio a Valdeci Luiz Dias Grassi. Figura carismática e respeitada no meio campeiro, Valdeci é reconhecido por sua paixão pela montaria, pelo laço e pela participação ativa em cavalgadas e festividades. É presença constante na romaria de Nossa Senhora das Lágrimas e Nossa Senhora Aparecida, além de ser um incentivador da cultura campeira entre amigos e familiares.

Pai de quatro filhos — dois deles laçadores — e avô de quatro netos, Valdeci tem entre seus descendentes um neto que já se destaca nas lidas campeiras. A homenagem, segundo a organização do evento, foi um reconhecimento à sua trajetória de apoio e incentivo a laçadores de Imbé e da região, promovendo sempre a união, o companheirismo e a paixão pela tradição gaúcha.
 

Manifestações oficiais

Autoridades municipais, estaduais e federais prestigiaram a abertura do XVIII Rodeio Crioulo Internacional de Imbé. No espaço reservado para os discursos, não faltou exaltação ao sucesso consolidado do evento e, sobretudo, ao esforço coletivo que garantiu a realização desta edição.

“É um trabalho feito a muitas mãos. A cada ano que temos a oportunidade de participar da organização nesta parceria com o município, o interesse do público é tratado com o maior respeito”, disse o patrão do CTG Querência de Imbé, Dilceu Bernardes.

“O evento vem em uma constante evolução. Há quatro anos nós tínhamos apenas dois conjuntos de arquibancadas. Hoje temos cinco arquibancadas que estão absolutamente lotadas. Isso mostra o crescimento do nosso rodeio, que faz parte de uma grande economia. O tradicionalismo do Rio Grande do Sul movimenta mais de R$ 4,5 bilhões na economia do estado. É muita geração de emprego e renda também, além da tradição e da cultura”, salientou o secretário municipal de Turismo, Adriano Pacheco.

“São as crianças que não deixam o tradicionalismo e a nossa cultura acabarem. Famílias que acompanham seus filhos nas provas artísticas e campeiras. O CTG, a tradição e o rodeio são o que mantêm acesa a chama do orgulho de ser gaúcho”, destacou o deputado estadual Luciano Silveira, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

“Esse Rodeio está lindíssimo. Na quinta-feira (8) passamos aqui e já vimos muita coisa lotada, chegando gente e mais gente. Uma festa que gera trabalho e renda para muitos. Tenho muito orgulho de estar no meio de vocês que estão fazendo e prestigiando esta festa magnífica que é o Rodeio do meu querido Imbé”, acrescentou o deputado federal Alceu Moreira, que representou a Câmara dos Deputados.

“Quando assumimos o governo, o Rodeio já tinha sido retomado, mas andava em passos lentos. A nossa cidade é hospitaleira e o nosso povo é acolhedor. Queremos que as pessoas levem para todos os cantos do Rio Grande do Sul, e para fora do país também, que Imbé é uma cidade que, apesar de pequena, é pujante”, finalizou o prefeito Ique Vedovato.


TEXTO: Talis Ramon

 

Editoriais

Secretaria de Turismo

Compartilhe:

de

13

Leia notícias relacionadas