Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Secretaria de Turismo

XVIII Rodeio Crioulo Internacional de Imbé é consagrado como o maior da história do município

12/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Reginaldo Leal

O Parque Municipal de Eventos de Imbé, localizado no balneário Santa Terezinha, foi palco entre os dias 8 e 11 de maio de uma celebração grandiosa da cultura gaúcha: o XVIII Rodeio Crioulo Internacional de Imbé. Com números recordes e grande participação popular, o evento se consolidou como o maior já realizado na cidade. 

Segundo números extraoficiais divulgados pela organização, mais de 30 mil pessoas — entre pagantes e isentos — passaram pelo evento, vindas de diversas regiões do Rio Grande do Sul, de outros estados brasileiros e até de países vizinhos, entre os quais competidores e suas famílias, equipes de entidades tradicionalistas e autoridades convidadas. 

Como já é tradicional, o Parque Municipal de Eventos esteve completamente ocupado por trailers, motorhomes e ônibus com famílias vindas de diversas localidades. Neste ano, o governo municipal ampliou a área destinada aos acampamentos, reforçando a estrutura com iluminação de LED e serviços básicos como segurança privada e banheiros. 

Demonstrando a força e a tradição do laço, as provas campeiras foram um espetáculo à parte, com 429 duplas inscritas na modalidade oficial. Outro destaque foi o duelo Heroínas do Laço, que reuniu 124 prendas. O público também lotou o espaço reservado para as modalidades artísticas, que mobilizaram 21 invernadas de entidades tradicionalistas de diversos municípios, totalizando mais de 400 integrantes. Ao todo, 128 competidores participaram das disputadas, entre declamadores, gaiteiros e chuleadores, entre outros. Os resultados oficiais devem ser publicados em breve. 

E, como em todo bom rodeio, não faltou música gaúcha. Shows e bailes embalados pelo som nativista agitaram o público nas três primeiras noites do evento. A quinta-feira (8), foi aberta com a apresentação do Projeto Taureando, seguido pelo baile da banda JJSV. 

Na sexta-feira (9), aniversário de emancipação político-administrativa de Imbé, a programação de shows foi aberta com uma apresentação da Banda Sinfônica da Escola de Música Guaracyra Ramos Kraemer. Em seguida, subiram ao palco o cantor Filipi Coelho, o Quarteto Coração de Potro e o ícone da música tradicionalista João Luiz Corrêa. 

Por fim, no sábado (10), a estrutura montada para as atrações musicais ficou pequena: uma multidão prestigiou o show da dupla César Oliveira e Rogério Melo, que cantou seus principais sucessos e embalou o público. Na sequência, todo mundo dançou no baile comandado pela banda Estação Fandangueira. 

Para o secretário municipal de Turismo, Adriano Pacheco, o evento é resultado de muito trabalho e planejamento. “Investimos na estrutura e na organização, buscando garantir segurança, conforto e qualidade para competidores e público. Os números falam por si e mostram que o Rodeio Crioulo Internacional de Imbé se firma no calendário turístico e cultural do Sul do Brasil”, afirmou. 

O prefeito Ique Vedovato também comemorou o sucesso da edição. “Este rodeio superou todas as expectativas. Foi uma demonstração de amor à tradição gaúcha e também uma grande vitrine para nossa cidade. Imbé mostrou mais uma vez que sabe acolher bem e fazer grandes eventos”, destacou. 

Já o patrão do CTG Querência do Imbé, Dilceu Bernardes, entidade responsável pela organização do rodeio, ressaltou o esforço coletivo. “Foi emocionante ver nosso parque cheio, o público envolvido e a tradição viva. Isso é fruto da dedicação de muitas mãos e do amor pelo tradicionalismo. Saímos desta edição ainda mais motivados para continuar essa história”, afirmou. 

 

Evento sustentável 

O XVIII Rodeio Crioulo Internacional de Imbé também foi destaque por sua responsabilidade ambiental. O evento foi certificado pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) como neutro em emissão de carbono, tornando-se o primeiro rodeio do Rio Grande do Sul a receber este reconhecimento. 

A certificação se deu pela iniciativa voluntária de neutralizar as emissões de carbono geradas durante as atividades do evento. Segundo o IBDN, foram neutralizadas 70 toneladas de carbono equivalente (tCO2e) por meio da aquisição de créditos de carbono de projetos homologados pelas Nações Unidas. Cada crédito adquirido corresponde a uma tonelada de CO2 que deixou de ser lançada na atmosfera, contribuindo diretamente no combate às mudanças climáticas e na promoção da sustentabilidade. 

O certificado foi conquistado graças a uma parceria sem custos com a empresa Litoral Energia Solar, sediada em Imbé.

 

Confira todas as fotos em https://flic.kr/s/aHBqjCdT8j

 


TEXTO: Talis Ramon

 

Editoriais

Secretaria de Turismo

Compartilhe:

de

44

Leia notícias relacionadas