Notícias
Educação
Professores recebem premiações do Selo Ouro Nacional de Alfabetização e do IDEB 2023
19/12/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Ivan de Andrade

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) realizou na manhã desta quinta-feira (19) a entrega da premiação do Selo Ouro Nacional Compromisso com a Criança Alfabetizada aos professores da rede municipal de educação. A premiação, que ocorreu no ginásio da EMEF Estado de Santa Catarina, contemplou os professores cujos alunos tiveram melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da rede municipal de ensino de Imbé em 2023.
O Selo Ouro Nacional de compromisso com a alfabetização é uma iniciativa do Ministério da Educação e visa reconhecer o trabalho das secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano.
Profissionais da EMEF Manoel Mendes receberam uma homenagem especial pelo melhor desempenho dos alunos do IDEB 2023, com a turma do 5° ano. Supervisoras, orientadoras, equipe diretiva e professores receberam certificados e presentes, incluindo tablets e notebooks, como reconhecimento pelo atuação junto aos estudantes.
A solenidade seguiu com entrega de medalhas e certificados do Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada aos professores de pré-escola das escolas de Educação Infantil e aos professores de 1° ao 5° ano das escolas de Ensino Fundamental.
Presente no evento, o prefeito Ique Vedovato enfatizou que Imbé recebeu essa homenagem dada pela União a somente aos municípios do Rio Grande do Sul que atingiram 100% de aproveitamento no programa de alfabetização.
“Nós estamos entregando aos professores do pré ao 5° ano o Selo Ouro de Alfabetização, uma homenagem que o Imbé recebeu. Estamos entregando para aqueles que foram responsáveis pela produção deste resultado, com homenagem e certificado”, disse Ique.
Para a secretária de Educação, Ruth Ruschel, a alfabetização na época certa é a única chance para transformar a vida das crianças.
“Só a alfabetização tem o poder de transformar essas vidas. O Selo Ouro mostra que o nosso compromisso coletivo está no caminho certo. Nossas escolas, nossas equipes diretivas e, principalmente, nossos professores estão totalmente comprometidos com a nossa proposta”, avaliou a titular da SMED.
A coordenadora pedagógica da 11ª Coordenadoria Regional de Educação, Ivanete Rocha de Miranda, parabenizou os colegas que se envolveram no processo.
“Se nós não fizéssemos nosso papel bem feito na sala de aula, não teríamos esse resultado que comemoramos hoje. Educação se faz na sala. Essas crianças representam a intencionalidade do programa, da Educação Infantil até a saída da escola”, pontuou.
A articuladora municipal Mara Inês Ferri destacou que a administração municipal coloca material e escolas de qualidade à disposição dos estudantes, mas que é o professor o principal instrumento que vai fazer a magia acontecer.
“Eles que são os nossos braços na escola com suas ideias e projetos. Projetos esses que são transformadores e que trazem resultados brilhantes”, acrescentou.
Além da equipe de governo, incluindo secretários municipais e adjuntos, o evento contou com a participação das articuladoras regionais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (RENALFA), Joicimar Meneghetti e Marina Gomes, e da coordenadora regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Amanda Caroline Simiani Fernandes.
A premiação foi transmitida pelo Facebook da prefeitura. Reveja:
TEXTO: Márcio Sardá e Talis Ramon
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
30