Educação

EMEF Estado de Santa Catarina cria urna eletrônica para escolha de representantes de turma e professores conselheiros

Créditos: Divulgação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Estado de Santa Catarina reproduziu um modelo de urna eletrônica escolar reproduzida em uma impressora 3D. A urna será utilizada nas próximas eleições para escolha de representantes de turma e professores conselheiros, além de outros momentos democráticos dentro do contexto escolar, como a própria eleição de Composição do Círculo de Pais e Mestres (CPM).

A ideia surgiu em colaboração com o Setor de Orientação Escolar (SOE) representado pelas orientadoras Vanessa Barbosa e Márcia Silveira para escolha de representantes de turma e professores conselheiros. O professor de Ensino Religioso e Projeto de Vida, Mateus Stein, percebeu que o processo poderia ser modernizado e agilizado através da adoção de um modelo eletrônico de votações.

Dessa forma, o professor responsável pelo laboratório de robótica da escola, Delmar Arnau, desenvolveu a parte lúdica dessa ideia. Foi desenvolvida a impressão de um modelo portátil da urna eletrônica em impressora 3D que a escola possui. Posteriormente, o professor Mateus desenvolveu um modelo de Google Forms editável que pode ser utilizado em qualquer smartphone ou tablet com acesso à internet.

Uma das vantagens desse modelo de votação, de acordo com a diretora da escola, Kelly Silveira, consiste no fato de que, além de agilizar o processo de apuração das votações realizadas na escola, agora também será possível emitir relatórios, inclusive com autenticação via e-mail, sobre os resultados dos pleitos.

“É a cidadania sendo abordada de modo lúdico, criativo e tecnológico e responsável no âmbito escolar”, ressalta Kelly.

Educação