Editorias

ITBI

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos – ITBI, é previsto na Constituição Federal/1988, no artigo 156, inciso II.

O Código Tributário Nacional – CTN (Lei 5.172, de 25.10.1966) rege o ITBI em seus artigos 35 a 42.

É o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis, realizada inter vivos, por ato oneroso, que deve ser pago ao município onde está situado o imóvel. Ato oneroso é aquele que produz vantagens e obrigações para todas as partes envolvidas, tendo como exemplo típico a compra e venda de um bem. Assim, esse imposto não é cobrado no caso de doações. inter vivos significa que o negócio é realizado entre pessoas vivas, ou seja, não se incluem no ITBI as transmissões por herança. Mas, existe outro imposto, estadual, chamado ITCMD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e por Doação), que deve ser pago no caso das transmissões de bens imóveis por doação e por herança. O ITBI deve ser pago pelo adquirente dos bens ou direitos, ou seja, no caso mais comum, que é a compra e venda de um imóvel, quem deve recolher o imposto é o comprador.

A Constituição Federal de 1988 estipulou que o ITCMD (imposto sobre a transmissão causa mortis ou doação) competiria aos Estados e ao DF (art. 155, I), enquanto os municípios ficariam com o ITBI (art. 156).

O fato gerador a transmissão, por ato oneroso, de bens imóveis, excluindo-se a sucessão (causa mortis).

Em termos de legislação ordinária, o ITBI, sendo da competência dos Municípios, tem legislação própria para cada um deles.

Em Imbé, a Lei que trata da matéria é a 09/89 e suas alterações, que pode ser obtidas no site da Prefeitura – www.imbe.rs.gov.br

   

                        ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________                                                                                                                                                                             

 

Serviços:

 

Antes da solicitação da guia de ITBI, é necessário enviar à Administração Tributária documento de identidade, endereço com CEP e e-mail válido do responsável pela conta GOV ou certificado digital para pré cadastro, através do email fisctrib@imbe.rs.gov.br ou WhatsApp (51) 36278220.

 

____________________________________________________________

 

 

>> Clique  Guia ITBI

 

>> Clique  Consulta Guia ITBI

 

>> Clique  Solicitação da Gui de ITBI

 

 

Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500