Editorias
Sexta-feira, 17 de Março de 2023 17:16 - Gabinete do Prefeito

Eu Sou Cidadão Solidário: campanha incentiva doação de imposto de renda a fundos municipais

Foto: Divulgação

O período de declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) teve início nessa quarta-feira (15) e segue até o dia 31 de maio. E a Prefeitura de Imbé incentiva a campanha de direcionamento de até 6% do valor do imposto devido para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (FDCA) e do Idoso (FDI). Cada fundo pode receber até 3% do valor total.

A doação é uma maneira prática e segura do contribuinte ajudar na criação de projetos sociais voltados às crianças, adolescentes e idosos do município, sem gerar nenhum prejuízo ou acréscimo ao valor da declaração.

Para doar, é necessário optar pela declaração completa no sistema da Receita Federal, realizar o preenchimento dos valores sobre a renda e despesas do ano-base, clicar em “Resumo da Declaração” e, em seguida, “Doações Diretamente na Declaração”. O próprio programa calcula o valor disponível para destinação. Após isso, basta escolher para qual fundo doar e imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para o pagamento.

Lino Moura, secretário executivo do Gabinete do Prefeito, explica que Imbé tem mais de 1,8 mil declarações aptas a destinar recursos do imposto aos dois fundos. Somado, o valor pode chegar a R$ 900 mil.

“Em 2022, apenas 26 pessoas destinaram o imposto devido a estes fundos, gerando um recurso de R$ 21 mil no somatório dos dois fundos. Não custa um centavo e podemos deixar parte do imposto aqui, para ser revertido em políticas públicas nestas duas áreas”, detalha Lino.

 


TEXTO: Thaynara da Rosa

 

Fotos

mar23-Eu Sou Cidadão Solidário campanha incentiva doação de imposto de renda a fundos municipais Uma imagem na galeria
Divulgação

Foto: Divulgação
Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500