Editorias
Segunda-feira, 01 de Abril de 2019 08:51 - Saúde

Vigilância Ambiental combate vírus da dengue no bairro Nova Nordeste

Equipes de Vigilância Ambiental estiveram na Nova Nordeste Foto: Halina Borba Equipes de Vigilância Ambiental estiveram na Nova Nordeste

Dois focos do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus foram encontrados em Imbé durante inspeção da Prefeitura, no dia 23 de março, no bairro Nova Nordeste. Pelo menos 30 coletas da larva do Aedes aegypti foram realizadas pela Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), encontradas em vasos e potes de plantas que estavam com acúmulo de agua a céu aberto. Foram realizadas 376 visitas em residências. Destas, 230 casas estavam fechadas, 120 aceitaram a entrada dos agentes e 26 recusaram.

 

Nos próximos meses, a Vigilância Ambiental realizará novas inspeções em residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais e industriais localizados em um raio de 200 a 300 metros a partir do foco identificado nesta semana. De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental de Imbé, Halina Borba, a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso ela reforça que o importante é não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d'água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

 

Borba explica que atualmente é realizado um trabalho de monitoramento em pontos estratégicos da cidade que possam abrigar focos do mosquito da dengue. A coordenadora ressalta a importância dos moradores em receber os agentes nas residências. “Ainda há muita resistência de moradores em receber as equipes nas residências. Vale ressaltar que o trabalho de inspeção ocorre dentro dos pátios das pessoas”, alerta.

 

Suspeitas de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti podem ser informados por meio do telefone (51) 3627-8288. Em caso de dúvidas sobre a identidade do animal, as larvas encontradas podem ser encaminhadas para a unidade de saúde mais próxima para confirmação.

 


 

TEXTO: Ronaldo Berwanger

 

Fotos

AB - Combate à dengue 2 imagens na galeria
Equipes de Vigilância Ambiental estiveram na Nova Nordeste Halina Borba
Equipes de Vigilância Ambiental estiveram na Nova Nordeste
Foto: Halina Borba
Equipes de Vigilância Ambiental estiveram na Nova Nordeste Halina Borba
Equipes de Vigilância Ambiental estiveram na Nova Nordeste
Foto: Halina Borba
Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500