Editorias
Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2019 12:16 - Saúde

Saúde entrega tablets a agentes e desenvolve “avanço tecnológico” para agilizar processos

Município investe para qualificar serviços ligados à área da saúde

ESF Nova Nordeste recebeu novos tablets Foto: Divulgação ESF Nova Nordeste recebeu novos tablets

A Secretaria Municipal de Saúde de Imbé entregou na última quinta-feira (14) novos tablets para auxiliar o trabalho dos agentes comunitários de saúde do Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Nova Nordeste. O material foi entregue pelo secretário da pasta, enfermeiro Tierres da Rosa, à enfermeira da unidade, Elisandra Valim, e ao Médico da Família, Orlanilson Irineu.

 

Segundo Tierres, a ferramenta aprimora o trabalho dos agentes e agiliza o processo de cadastramento dos moradores das áreas atendidas pelo ESF, que hoje é feito manualmente. “É um investimento importante para capacitar e qualificar o trabalho dos nossos agentes de saúde, que são aquelas pessoas que conhecem a realidade dos moradores da área e controlam todas as informações das famílias”, diz o secretário.

 

A novidade, complementa Tierres, é parte de um programa de avanço tecnológico que está sendo implantado na Secretaria da Saúde. “Estamos trabalhando num projeto de informatização completa da rede de saúde para qualificar e agilizar os processos de trabalho e atendimento aos pacientes”, revela. Apesar de já utilizar um sistema de gestão de processos, o município tem o intuito de implantar uma solução mais eficiente para monitorar a regulação de consultas e exames, organizar a logística do transporte sanitário e gerir prontuários eletrônicos, além de controlar processos de vigilância sanitária e das demais unidades de saúde.

 

Ele explica que o avanço tecnológico dará ao município uma autonomia informatizada que acelerará diversos procedimentos. “A ampliação do sistema informatizado permitirá, entre outras coisas, analisar dados para elaboração de relatórios estatísticos, realizar integração com os programas do Ministério da Saúde e conectar todos os dados da rede. Estamos trabalhando para uma melhor integração dos sistemas e dados, onde em todo departamento de saúde as informações estarão disponíveis de forma compartilhada”, detalha. “Os servidores da Secretaria da Saúde terão melhores ferramentas para o trabalho e, consequentemente, estarão capacitados para entregar um atendimento ainda melhor para todos os usuários da rede municipal de saúde”, finaliza Tierres.

 

O projeto, que está sendo implantado de forma gradativa para não interromper os serviços atualmente prestados, tem previsão de ser concluído até o segundo semestre de 2019.

 

 

TEXTO: Talis Ramon

 

 

Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500