Editorias
Quinta-feira, 19 de Novembro de 2020 10:48 - Saúde

Sábado é o Dia D contra pólio e multivacinação

Dia D contra pólio ocorre nesse sábado Foto: Talis Ramon Dia D contra pólio ocorre nesse sábado

A Secretaria da Saúde de Imbé realiza neste sábado (21) o Dia D de vacinação contra a poliomielite e multivacinação. A campanha, estendida a todo estado por conta da baixa taxa de imunização, terá esquema especial para ampliação da cobertura vacinal. Pontos de vacinação drive-thru serão montados em três locais estratégicos para facilitar a aplicação das doses, que acontecerá também em pontos fixos, das 8h às 12h e das 13h às 17h. É obrigatório apresentação de caderneta de vacinação.

 

A Sala de Vacinas do antigo Posto de Saúde 24 Horas estará funcionando no sábado. Um outro ponto será instalado no Centro de Convivência de Albatroz, sede do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). Os pontos para vacinação drive-thru – estrutura coberta onde a vacinação é feita sem a necessidade de descer do veículo e com mínimo contato com o paciente – serão montados ao lado da ponte Giuseppe Garibaldi (Centro), na Avenida Mariluz (Mariluz) e na esquina da Avenida Paraguassú com a Rua Dep. José Antônio Daudt (Marisul). Um micro-ônibus será disponibilizado para transportar crianças moradoras da Zona Norte da cidade até os pontos de vacinação em Albatroz e Marisul.

 

Conforme a fisioterapeuta e coordenadora da Atenção Primária da SMS, dra. Roqueli Matos de Oliveira, o esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos. “Nesta campanha, todas as crianças dessa faixa etária terão a avaliação de sua situação vacinal para poliomielite. As maiores de um ano que estiverem com seus esquemas vacinais em dia receberão uma dose da vacina oral, a chamada dose D (indiscriminada). Para as crianças que estiverem com seus esquemas de vacinação de poliomielite em atraso, haverá a atualização”, explica.

 

Quem quiser antecipar a imunização pode procurar a Sala de Vacinação do Centro ou do ESF Nova Nordeste, que seguem abrindo normalmente durante a semana. “Estamos mobilizando nossas equipes e oportunizando o acesso à vacinação em diversos pontos da cidade, mas precisamos, mais do que nunca, do apoio dos pais e responsáveis, para que eles entendam a importância da imunização e levem os pequenos para receber a dose”, reforça Roqueli. “Em razão da pandemia muitos deixaram de atualizar as cadernetas e as vacinas estão atrasadas. O objetivo é, além de aumentar as coberturas vacinais, diminuir ou controlar a incidência de doenças imunopreveníveis", finaliza Roqueli.

 

 


 

TEXTO: Talis Ramon

 

Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500