Editorias
Sexta-feira, 27 de Março de 2020 14:17 - Saúde

Município aguarda nova remessa de vacinas contra a gripe

Imbé já imunizou 1.820 idosos e profissionais da saúde, público alvo desta primeira etapa da campanha nacional da vacinação contra a gripe. A vacinação começou na última segunda-feira (23) e segue, para esse público, até o dia 15 de abril. Conforme o secretário municipal de Saúde, Tierres da Rosa, em torno de 4 mil pessoas devem ser imunizadas nesta fase. Porém, as duas remessas de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde já acabaram. “Estamos aguardando nova entrega para seguirmos vacinando nossa população”, ressalta Tierres.

 

Devido a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, o esquema de vacinação por parte da SMS em Imbé é diferenciado. Os idosos agendam através do aplicativo de mensagens WhatsApp, pelo número 51 36278511 e uma equipe vai até o endereço informado, sem que as pessoas necessitem sair de casa. “Aquelas pessoas que agendaram e ainda não foram vacinadas, por favor, tenham paciência e aguardem. As imunizações ocorrem conforme ordem de pedido. Chegando as novas doses, quem agendou primeiro terá a vacina feita. Se dependesse do Município, todos já teriam sido vacinados, pois estamos preparados para isso”, salienta o secretário.

 

As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) à Secretaria Estadual de Saúde, que as repassa às coordenadorias regionais de saúde e, posteriormente, os municípios recebem. O primeiro lote de vacinas esgotou ainda na segunda (23), quando mais de 1,1 mil doses foram aplicadas. Na tarde da quarta-feira (25) um segundo lote chegou ao município, se esgotando na quinta-feira (26). “Mais de 2 mil pessoas ainda precisam ser vacinadas. Se tivermos que passar sábado e domingo vacinando nosso público-alvo, o faremos sem sombra de dúvidas”, complementa Tierres.

 

Conforme a orientação do Ministério da Saúde, a segunda etapa da vacinação será a partir de 16 de abril, visando professores, profissionais da área de segurança e salvamento e também os doentes crônicos. Já a terceira etapa iniciará no dia 09 de maio, e incluirá crianças de 06 meses a menores de seis anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 ou mais, população indígena e pessoas com deficiência. Os idosos foram escolhidos pelo MS para abrirem o calendário da vacinação contra a gripe por serem os mais ameaçados pelo novo coronavírus uma vez que os sintomas da doença podem ser facilmente confundidos com os da gripe, dificultando o diagnóstico.


Texto: Leandro Luz e Talis Ramon

Fotos

MAR20 - Vacinação em casa Uma imagem na galeria

Foto:
Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500