Editorias
Terça-feira, 17 de Julho de 2018 17:31 - Segurança Pública e Trânsito

Nova Guarda Municipal de Imbé é tema de reunião na ACADEPOL

Reunião na Acadepol Foto: Divulgação Reunião na Acadepol

O secretário de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSP-T) de Imbé, Marco Antonio Silva, esteve nesta terça-feira (17) na sede da Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul (ACADEPOL), em Porto Alegre. A escola é responsável pelo recrutamento, seleção, formação, aperfeiçoamento e a especialização do pessoal da Polícia Civil.

 

Juntamente com o assessor jurídico do Gabinete do Prefeito, Rodrigo Pereda, Marco conversou com a diretora da Divisão de Ensino da ACADEPOL, delegada Clarissa Castilhos, acompanhada de sua equipe pedagógica. Na reunião foram tratados assuntos referentes ao Curso Prático de Tiro, um dos requisitos para capacitação e formação dos integrantes da nova Guarda Municipal de Imbé, que será composta por servidores aprovados mediante realização de concurso público que será realizado ainda neste ano.

 

Segundo o titular da SEMUSP-T, foram acertados detalhes para a realização dos treinamentos necessários aos servidores que atuarão num dos principais vetores do Programa Imbé Mais Seguro, o Plano Municipal de Segurança Pública lançado pela Administração Municipal no ano passado, e que está sendo implantado neste ano. “Estamos finalizando os trâmites burocráticos para iniciar o concurso público para a nova Guarda Municipal muito em breve. A partir da nomeação dos candidatos teremos o processo de capacitação e treinamento dos servidores, obedecendo todas as exigências legais para implantação da guarda armada”, explica Marco.

 

Além da prova de tiro, o Curso de Formação de Guarda Municipal terá grade curricular com carga horária de 600 horas e deverá ter por fundamento princípios dirigidos para atitudes que assegurem adequada base humanística ao preparo técnico profissional e ao desenvolvimento da cultura geral dos integrantes da GMI. Será utilizada a matriz curricular nacional elaborada para a formação em segurança pública, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça, tendo por base fundamentos como moral (alto senso de honra, de disciplina, de personalidade profissional e de conduta social), intelectual (traduzida por aprimorada cultura, que coloque o aluno à altura da missão social da GMI no que se refere ao desenvolvimento de habilidades conceituais necessárias ao desempenho adequado ao exercício de sua função), técnico profissional (consubstanciado por conhecimentos indispensáveis ao exercício das habilidades de procedimentos e atitudes, destacando processos, técnicas, valores, e convicções, tendo por expectativa as atividades a serem desenvolvida frente às demandas sociais) e saúde física (destinada a garantir condições de saúde e vigor físico indispensável ao Guarda Municipal, desenvolvendo-lhe o espírito de cooperação e a capacidade de agir).

 


 

TEXTO: Talis Ramon

 

Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500