Editorias
Quarta-feira, 11 de Julho de 2018 17:49 - Mulher e Direitos Humanos

Academia da Saúde conta com novos atendimentos

Academia da Saúde conta com novos atendimentos Foto: Ivan de Andrade Academia da Saúde conta com novos atendimentos

Iniciaram nesta quarta-feira (11) os novos atendimentos da Academia da Saúde. Exames preventivos ao câncer do colo do útero para as mulheres em geral e atendimento com nutricionista, voltado a alunos do projeto Sábia Idade – Viver Sem Limites e a grupos, estão entre as novas opções. A manutenção da Academia da Saúde é feita através da parceria entre a Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SEMDHI) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

 

Conforme a enfermeira Caroline Pimenta, os exames preventivos de câncer do colo do útero (CP) ocorrerão todas as quartas-feiras pela manhã e tarde, e nas quintas-feiras pela tarde. No entanto, todos os agendamentos deverão ser feitos no Setor de Marcação de Consultas, localizado no Prédio Anexo da Prefeitura. Antes, a coleta do material para exame ocorria no Posto 24 Horas. “Sentimos a necessidade de tirar da emergência a coleta destes exames”, explica a enfermeira, lembrando que o exame deve ser realizado uma vez por ano por todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual. “Principalmente com idade entre 25 e 69 anos”, ressalta. Exames clínicos preventivos ao câncer de mama também podem ser realizados no local, desde que previamente agendados. “Sempre fazemos o exame clínico da mama junto com o CP”, complementa Caroline.

 

Já os atendimentos com nutricionista ocorrerão todas as quartas-feiras. Neste primeiro momento, o atendimento será exclusivo aos alunos do Sábia Idade. Conforme a secretária da SEMDHI, Joseleine Barbosa, posteriormente haverá atendimentos para orientação nutricional. “Entre estes grupos, estão obesos e diabéticos, entre outros que terá encaminhamento médico”, destaca.

 


OUTROS ATENDIMENTOS – A Academia da Saúde oferece diversas atividades gratuitas para a comunidade de Imbé. A programação foi recentemente reformulada, contando ainda com Life Coaching, caminhadas orientadas, psicólogo, massoterapia, pilates e treinamento funcional. Segundo a secretária Josi Barbosa, somente poderão participar das aulas de pilates moradores do município que possuem encaminhamento médico ou de fisioterapeuta. Já o treinamento funcional é livre para todas as idades, desde que seja apresentado atestado médico liberando para prática de atividades físicas, bem como as atividades de caminhada orientada.

 

A Academia da Saúde fica na Praça da Emancipação (atrás da Câmara de Vereadores), entre as ruas Herval, Sapiranga, Ataliba Kraey e Lagoa Vermelha, no Centro.

 


 

TEXTO: Leandro Luz

 

Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500