Editorias
Sexta-feira, 28 de Setembro de 2018 17:38 - Saúde

Prefeito assina contrato para repasse de recursos ao Hospital Tramandaí

Ato de assinatura do contrato com o Hospital Tramandaí Foto: Talis Ramon Ato de assinatura do contrato com o Hospital Tramandaí

O prefeito Pierre Emerim assinou na manhã desta sexta-feira (28) o contrato que celebra a negociação estabelecida entre a Fundação de Saúde Sapucaia do Sul (FSSS), gestora do Hospital TramandaÍ (HT), e os municípios de Imbé, Tramandaí, Cidreira e Balneário Pinhal. Além dos prefeitos das cidades envolvidas no acordo, participaram do ato o diretor geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Gilberto Barichello, e o diretor hospitalar do HT, Luis Genaro Figoli. O ato foi realizado no saguão do hospital na presença de autoridades municipais e estaduais, além de servidores da fundação.

 

O acordo visa o repasse de recursos financeiros para complementação do custeio para prestação de serviços e ações em saúde para ou usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos pelo hospital. A complementação do custeio ocorrerá por meio do cofinanciamento de valores da dívida do Estado do Rio Grande do Sul com os municípios. No caso de Imbé, os valores relativos ao período de 2015 a 2017 destinados à área da saúde somam o montante de R$ 266.641,81.

 

Segundo Pierre, o acordo é fruto de conversas entre os municípios, a administração do Hospital Tramandaí e o poder judiciário. As tratativas para revigorar a situação financeira do HT vinham sendo feitas há alguns meses, quando a direção da FHGV, com o auxílio do promotor público de Tramandaí, Fernando Bitencourt, reuniu-se com prefeitos na busca de alternativas de sustentabilidade à instituição de saúde que atende a toda a região. “A situação ficou insustentável e nós tivemos que agir para impedir que eles fechassem as portas. Cada município está dando sua parcela de contribuição para garantir a execução de serviços básicos do hospital que atende a grande maioria dos moradores destas quatro cidades”, explicou Pierre.

 

O chefe do Executivo ainda lembra que, além do valor repassado, o município também executa outros serviços em parceria com o HT. “Periodicamente nós deslocamos equipes de capina e roçada da Prefeitura para que atuem no entorno do hospital realizando ações de limpeza que precisam ser feitas constantemente”, lembra Pierre.

 


 

TEXTO: Talis Ramon

 

Prefeitura Municipal de Imbé | Para viver sempre bem.
Av. Paraguassú, 1043
Fone: (51) 3627-8200