Editorias
Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2018 10:47 - Turismo, Desporto e Cultura

Prefeitura proporcionou mais cultura com peça de teatro

Espetáculo sobre Greta Garbo esteve em Imbé Foto: Paula Simonaio / Div Espetáculo sobre Greta Garbo esteve em Imbé

Depois de passar pelo balneário Mariluz, a Câmara de Vereadores, no Centro, recebeu no último sábado (03) o melhor espetáculo do Festival Internacional de Teatro de Rosário do Sul. “Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá”. Um grande público marcou presença. Com entrada gratuita, a realização foi da Prefeitura de Imbé, através da Secretaria Municipal de Turismo, Desporto, Indústria e Comércio.

 

O texto de Fernando Melo aborda a questão da solidão e das dificuldades que enfrenta um jovem ingênuo vindo do interior, na metrópole carioca nos tempos da ditadura militar que governava o País. Em três atos, o espetáculo conta a história do envolvimento entre Pedro (Antonio Lima), um enfermeiro homossexual de meia idade, e Renato (Gabriel Dieter), um jovem recém-chegado do interior do Estado.

 

Numa noite chuvosa, voltando de uma festa, Pedro encontra Renato, jovem sonhador que sonha em ser médico, e o leva para casa. Renato passa a ser sustentado por Pedro, num relacionamento denso e cheio de conflitos. O combustível dessa ação é a ironia de Pedro que, diante da aparente inocência de Renato, vai envolvendo-se, afetivamente, com o enfermeiro, seu amigo e protetor.

 

O clima de tensão começa a surgir quando Renato passa a frequentar a cena boêmia das noites cariocas, envolvendo-se com uma prostituta chamada Mary (Margarete Scherer), que se torna rival de Pedro. Este conflito irá culminar em divertidas e hilárias situações cênicas, possibilitando ao público o prazer de uma tragicomédia sofisticadamente artística. Além de promover o entretenimento, a peça faz refletir sobre a condição humana, a solidão numa cidade grande e os riscos da prostituição e do mundo das drogas.

 

A direção é de Margarete Scherer, com montagem da Luminarte Produções Artísticas, de Novo Hamburgo. A peça já foi encenada em cidades como Porto Alegre, Dois Irmãos, Novo Hamburgo e Rosário do Sul.

 

PRÊMIOS - O grupo foi o vencedor do Festival Internacional de Teatro, em Rosário do Sul, em outubro do ano passado, conquistando o prêmio de Melhor Espetáculo, pelo júri técnico, além dos prêmios de Melhor Ator (Antonio Lima), Melhor Atriz (Margarete Scherer) e Melhor Ator Coadjuvante (Gabriel Dieter). E também foi indicado para os prêmios de Melhor Iluminação e Cenário, com Cristian Metz, e Melhor Direção, para Margarete Scherer.

 

Já no Festival dos Festivais, em dezembro do ano passado, Antonio Lima ganhou o prêmio de Melhor Ator e a peça foi indicada para o prêmio de Melhor espetáculo adulto. Também recebeu o prêmio de Melhor Cenário para Cristian Metz.

 


 

TEXTO: Leandro Luz

 

Fotos

FE - Greta Garbo 2 imagens na galeria
Espetáculo sobre Greta Garbo esteve em Imbé Paula Simonaio / Divulgação
Espetáculo sobre Greta Garbo esteve em Imbé
Foto: Paula Simonaio / Divulgação
Espetáculo sobre Greta Garbo esteve em Imbé Paula Simonaio / Divulgação
Espetáculo sobre Greta Garbo esteve em Imbé
Foto: Paula Simonaio / Divulgação
Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500