Editorias
Terça-feira, 10 de Outubro de 2017 16:13 - Turismo, Desporto e Cultura

Orquestra Sinfônica de Imbé abre programação da Festa da Música nesta quinta-feira

OSMI Foto: Felipe Diefenthaler OSMI

A Orquestra Sinfônica Municipal de Imbé (OSMI) vai abrir a programação da Festa Nacional da Música, no feriado do dia 12 de outubro, a partir das 11h, no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Em um palco montado na rua Setembrina (lado oposto ao Brique), 42 jovens entre 13 e 17 anos vão executar um repertório de músicas populares, tanto brasileiras como internacionais.

 

Regidos pelo maestro e diretor artístico Marco Aurélio Nunes da Silva, os músicos vão interpretar canções eternizadas pelo público, como “Imagine”, de John Lennon, “Astronauta de Mármore”, do Nenhum de Nós, “Como é Grande o Meu Amor por Você”, hit na voz de Roberto Carlos, e o tema do filme “Rocky Balboa”. Também estão previstos pot-pourri de sucessos de Michael Jackson, Amy Winehouse, Roupa Nova, trilhas de filmes e músicas gaúchas.

 

“Nossos músicos são formados na Escola Municipal de Música Guaracyra Ramos Kramer, onde são estudadas as técnicas instrumentais, teoria e prática da música orquestral. Os alunos são submetidos a provas seletivas de acesso ao posto de Musicista da Orquestra”, explica o regente Marco Aurélio. 

 

Entusiasmado com o projeto, o idealizador da Festa Nacional da Música, Fernando Vieira, destaca um dos principais objetivos do evento, que é oferecer oportunidade para novos talentos da música brasileira. “Nosso Brasil é rico em pessoas talentosas. Além disso, acreditamos no papel social que a música exerce, tanto para a formação de novos músicos quanto na formação de cidadãos comprometidos com o seu meio social e cultural”, destaca.

 

Alçada à condição de Orquestra Sinfônica em 2005, a OSMI conta, em sua nova formação musical, com mais de 40 instrumentos da família dos Metais, Palhetas, Cordas e Percussões. Atualmente, cerca de 115 alunos frequentam a Escola de Música, cujo ensino é gratuito para estudantes do município de Imbé.

 

Festa Nacional da Música – Marcada pela diversidade de estilos, a Festa Nacional da Música promove, de 12 a 25 de outubro, a integração de artistas de todo Brasil e dos mais variados gêneros musicais. Do rock ao samba, do funk ao forró, do rap ao sertanejo, da MPB à música clássica, o clima é de descontração e intercâmbio cultural junto a personalidades de renome do mercado da música, como empresários, produtores e representantes de gravadoras. Shows espontâneos, parcerias improvisadas, jam sessions e debates importantes acerca da indústria fonográfica brasileira dão o tom do evento.

 

Cidade da Música – Neste ano, o maior encontro da música brasileira irá tomar conta das ruas de Porto Alegre em uma programação aberta ao público e especialmente voltada a artistas regionais e locais: a Cidade da Música. Realizada de 12 a 21 de outubro como uma espécie de aquecimento para as atrações já tradicionais, as atividades serão gratuitas e passarão pelos principais pontos da capital gaúcha, como parques, praças, estações de trem e teatros.

 


 

TEXTO: Leandro Luz

 

Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500