Editorias
Terça-feira, 09 de Abril de 2019 14:36 - Gabinete do Prefeito

Nascidos em 2001 têm até 30 de junho para fazer o alistamento militar

Alistamento militar Foto: Divulgação / Minist. Alistamento militar

Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos neste ano (nascidos em 2001) já podem realizar o alistamento militar obrigatório. A Prefeitura de Imbé, através da Junta de Serviço Militar (JSM 100), informa que o ato deve ser realizado de forma online, através do Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar, no www.alistamento.eb.mil.br. O prazo encerra dia 30 de junho.

 

Para fazer o alistamento é necessário que o jovem realize o cadastro na página Brasil Cidadão, do Governo Federal. Depois é preciso imprimir o Certificado de Alistamento Militar (CAM) com número de RA (Registro de Alistamento).

 

Segundo a responsável pela JSM, Eloisa Baptista, tanto para o cadastro quanto para o alistamento é necessário informar e-mail particular válido, número de CPF e número de celular para envio de mensagem de texto que indicará o local e a data da entrega de documentos que comprovem o alistamento e a dispensa do serviço militar. Quem precisar de auxílio para realizar o processo pode procurar a Junta Militar. “Nós disponibilizamos, na sede da Junta, um computador com acesso à internet para auxiliar quem eventualmente tenha algum tipo de dificuldade ou não tenha como se conectar ao sistema por outro local”, explica.

 

Quem nasceu em anos anteriores e perdeu o prazo de alistamento deve, obrigatoriamente, procurar a JSM. Para isso, o alistando deverá apresentar a certidão de nascimento original, CPF, documento de identidade e comprovante de endereço.

 

A Junta de Serviço Militar de Imbé funciona no Prédio Anexo I da Prefeitura, na Avenida Paraguassú, n° 2017, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3627-8549.

 

O cidadão, quando não se alista dentro do prazo, deve pagar uma multa para regularizar sua situação militar, ou, caso não o faça, estará impedido de acessar determinados serviços públicos, entre os quais: prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter passaporte e/ou renová-lo; e inscrever-se em concurso para provimento de cargo público ou assumir cargo público.

 


 

TEXTO: Talis Ramon

 

Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500