Editorias
Terça-feira, 11 de Abril de 2017 14:20 - Saúde

ESF Nova Nordeste conscientiza sobre hipertensão arterial

Abril Laranja Foto: Divulgação Abril Laranja

O Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Nova Nordeste iniciou nesta semana um trabalho de conscientização, junto aos pacientes, sobre a importância do controle da pressão arterial, doença que mata cerca de 300 mil brasileiros anualmente, uma média de 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão. Até o final do mês serão distribuídos folders explicativos sobre o Abril Laranja, com informações sobre os malefícios desta doença e do seu principal vilão, o sódio (sal de cozinha).

 

Também conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial ocorre quando a pressão que o sangue exerce dentro das artérias é muito forte. Se o tratamento não ocorrer da forma adequada, a pressão alta pode ocasionar derrame cerebral, infarto, insuficiência cardíaca e insuficiência renal. Obesos, pessoas com alimentação rica em sal (responsável pela retenção de líquido), sedentários, diabéticos e pessoas com histórico de hipertensão na família estão entre os grupos com mais risco de desenvolver a doença.

 

Pessoas que têm pressão alta precisam visitar o cardiologista pelo menos uma vez a cada seis meses. Já as que têm pressão até 12 por 8, considerada normal, devem ir ao cardiologista uma vez por ano. As crianças também precisam ter sua pressão acompanhada pelo pediatra. Vale lembrar também que 90% dos indivíduos com mais de 55 anos podem desenvolver hipertensão, mesmo aqueles que nunca tiveram pressão alta.

 

Para manter a pressão arterial em níveis normais, o consumo de sódio deve ser moderado. Confira algumas dicas: 

 

- na hora de preparar uma carne, tempere o alimento um dia antes, deixando-o submerso no tempero. Se preferir, abuse dos temperos naturais (limão, salsa, cebolinha, alho, manjericão). Dessa forma você terá uma carne saborosa com pequena quantidade de sal;

 

- evite temperos prontos (molho shoyu, caldo de galinha, sopas industrializadas e tempero para macarrão instantâneo). Lembre-se que ao consumir um tablete de caldo de carne ao dia você ultrapassa a recomendação máxima diária de sódio;

 

- molhos prontos para saladas são ricos em sódio. Substitua-os por azeite de oliva aromatizado (em 1 litro de azeite de oliva, adicione cinco dentes de alho, manjericão ou orégano). Na hora de preparar a salada, deixe o saleiro de lado e acrescente o azeite que você preparou.

 


 

TEXTO: Talis Ramon

 

Fotos

AB - Abril Laranja 5 imagens na galeria
Abril Laranja Divulgação
Abril Laranja
Foto: Divulgação
Abril Laranja Divulgação
Abril Laranja
Foto: Divulgação
Abril Laranja Divulgação
Abril Laranja
Foto: Divulgação
Abril Laranja Divulgação
Abril Laranja
Foto: Divulgação
Abril Laranja Divulgação
Abril Laranja
Foto: Divulgação
Prefeitura Municipal de Imbé/RS
Av. Paraguassú, 1043
Fone: (51) 3627-8200