Editorias
Quinta-feira, 28 de Março de 2019 10:11 - Meio Ambiente, Pesca e Agricultura

Destinados recursos para liberação da pesca do bagre

Um grande esforço visando a liberação da pesca do bagre na região do estuário do Rio Tramandaí mobiliza a Prefeitura de Imbé. O vice-prefeito Ique Vedovato anunciou que os primeiros recursos de um total de R$ 1,3 milhão a serem usados ao longo dos três anos e meio de duração do projeto entre o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da instituição (CECLIMAR) e a Prefeitura serão liberados a partir dessa quinta-feira (28). De acordo com Ique, o objetivo é iniciar a compra de uniformes, equipamentos e a contratação de pessoal para o monitoramento do peixe ameaçado de extinção.

 

Os recursos próprios utilizados pela Prefeitura serão ressarcidos pelo Governo Federal tão logo que sejam liberados o montante final que será usado para compra de outros materiais necessários para o trabalho como computadores tablets, veículo e lancha com motor.

 

Um novo comunicado pelo CECLIMAR é aguardado para antecipar ou manter o prazo estipulado de 1º maio para liberação da pesca diante dos atrasos de repasses financeiros pelo Governo Federal. Além de dois professores e um oceanógrafo da instituição federal, mais dois profissionais com experiência em monitoramento pesqueiro e cinco estagiários serão chamados para o Monitoramento da Atividade Pesqueira do Estuário da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí.

 

Conforme último comunicado da UFRGS, os pescadores deverão passar por locais de desembarque onde a produtividade pesqueira será monitorada. Haverá um ponto em Imbé e outro em Tramandaí, sem local definido. Apenas pescadores cadastrados no MOPERT poderão praticar a pesca nos locais.

 

O projeto é uma antiga reivindicação dos pescadores da região, especialmente a partir de 2014, quando a justiça proibiu a pesca do bagre por considerar a espécie ameaçada de extinção.


Texto: Ronaldo Berwanger

Fotos

MAR - Notícia Importante Uma imagem na galeria

Foto:
Prefeitura Municipal de Imbé | Para viver sempre bem.
Av. Paraguassú, 1043
Fone: (51) 3627-8200