Editorias
Segunda-feira, 10 13:49 - Saúde

Campanha de vacinação contra gripe inicia neste mês

Vacinação contra a gripe Foto: Luiz Falconi Vacinação contra a gripe

As imunizações contra a gripe iniciam nesta semana. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai até 26 de maio e tem como meta vacinar 90% de cada um dos grupos elegíveis para a vacinação. Em Imbé a meta é imunizar cerca de 6113 pessoas, divididas pelos grupos prioritários, com destaque para o total de 2944 idosos e 1161 crianças.

 

Além dos trabalhadores da área da saúde, para quem a vacinação já começou nesta segunda-feira (10), o público-alvo que pode ser imunizado a partir do dia 17 de abril abrange idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas, professores de escolas públicas e privadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.  

 

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, as Unidades de Saúde irão coletar os dados de pessoas acamadas, e a visita domiciliar para a vacinação acontecerá na primeira semana de maio. Trabalhadores da área da saúde, professores e funcionários do sistema prisional deverão comprovar sua profissão através de carteira profissional, Carteira de Trabalho, contracheque ou cópia atualizada de contratação acompanhada de documento de identidade.

 

Crianças que receberam uma ou duas doses da vacina em 2016 receberão apenas uma dose neste ano, somente no Posto 24 Horas e na UBS Mariluz. Os pais ou responsáveis deverão apresentar a caderneta de vacinação atualizada. As gestantes deverão procurar preferencialmente a Unidade de Saúde em que realizam pré-natal. Já mulheres com até 45 dias após o parto deverão comprovar tal situação com a apresentação da caderneta de gestante ou certidão de nascimento do bebê. Já os idosos devem levar carteira de identidade.

 

Portadores de doenças crônicas deverão apresentar documento de identidade e laudo médico especificando o motivo da indicação da vacina. Para este caso específico não será considerado como laudo médico o receituário médico apenas com a prescrição da vacina. O laudo será retido na Unidade de Saúde para posterior comprovação ao Ministério da Saúde das doses aplicadas e este grupo específico.

 

Imbé conta com quatro pontos para aplicação da vacina, que é contraindicada para indivíduos com história de reação alérgica grave às proteínas do ovo. Saiba onde se imunizar:

 

POSTO DE SAÚDE 24 HORAS (Rua Araranguá, 512, Centro) - vacinação de todos os grupos, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h

 

UBS MARILUZ (Av. Paraguassú, esquina com a Rua Canoas, balneário Mariluz) - vacinação de todos os grupos, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h

 

UBS SANTA TEREZINHA (Av. Paraguassú, 172, balneário Santa Terezinha) - vacinação de idosos, gestantes, profissionais de saúde e professores, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h

 

ESF NOVA NORDESTE (Rua Maria Clara Machado, 175, bairro Nova Nordeste) - vacinação de idosos, gestantes, profissionais de saúde e professores, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h

 


 

TEXTO: Talis Ramon

 

Fotos

AB - Vacinação contra gripe Uma imagem na galeria
Vacinação contra a gripe Luiz Falconi
Vacinação contra a gripe
Foto: Luiz Falconi
Prefeitura Municipal de Imbé/RS
Av. Paraguassú, 1043
Fone: (51) 3627-8200